sobre

                OLÁ!  Meu nome é Lia Pantoja Milhomens, sou natural de São Luís, do Maranhão e vivo na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do mesmo nome, há mais de trinta anos, às margens da Baía de Guanabara, em Copacabana — talvez por ter nascido em uma ilha, sinto-me bem e alegre ao respirar o inebriante odor da maresia que a brisa do mar espraia em torno de mim, trazendo-me doces recordações e  inspirando  todo o meu ser  na procura de sempre mais contatos com toda a natureza. Gosto das pessoas, dos animais, das plantas, do mar, dos rios, das montanhas, do céu azulado e cheio de estrelas do nosso querido Brasil.

                Em meus mais de sessenta anos de idade, tive muitas experiências de vida e profissionais, que me trouxeram felicidade e me tornaram um ser humano satisfeito com a sua condição. Fiquei maravilhada com eles e analisei e estudei as razões sociológicas e as consequências dos  muitos acontecimentos  históricos que presenciei , tanto no Brasil quanto no exterior,  sentindo-me muito orgulhosa com o valor humano demonstrado em todos eles  (como, por exemplo, a queda do “Muro de Berlim” e a queda do “Comunismo” como  forma de Governo, o “Festival de Woodstock”, a restauração da Democracia no Brasil).E, por outro lado, admiro o espetáculo que é o advento  e o desenvolvimento da “Internet” e da telefonia celular, que  somente apareceram para o público após os meus cinquenta anos, aos quais logo aderi , entendendo a grandeza de tais instrumentos ao serviço do ser humano para torna-lo um “ser integral”.

                Sempre fui entusiasta do conhecimento, em todos os seus níveis. As pessoas mais próximas me definem, agora, no alto dos meus muitos anos de vida, como um “cérebro analítico e racional” ao lado de um “coração de estudante”. Concordo com eles e acrescento que o meu invólucro material já sente em muito os efeitos oxidantes do tempo sobre os compostos de carbono, mas o meu espírito se fortalece na medida dos ideais que o alimentam — ideais de uma evolução humana a caminho de seu contato com o Cosmos — e que me impelem a levar a efeito empreendimentos, procurando melhorar a vida em sociedade, atualmente tão conturbada, fazendo-me sentir os mesmos arroubos de quando era jovem, ora conseguindo  meus objetivos, ora não.  Mas sempre renovando a minha busca, com a ideia fixa de que não abandonarei esta existência sem deixar um legado, mesmo pequeno, de todo o conhecimento e experiência que amealhei durante a minha passagem por aqui, para as gerações futuras, para contribuir com sua felicidade. Enfim, sempre fui e continuo a ser uma sonhadora, apesar de muito técnica em meus estudos e apreciações.

                As minhas atividades durante minha vida profissional foram e continuam sendo multidisciplinares: comecei como Técnica de Comunicação Social, com especialidade em Relações Públicas, depois como Advogada, no serviço privado e público, em nível municipal, estadual e federal. Muito jovem ainda fui nomeada  Chefe da Procuradoria Jurídica da FUNAI, assessora jurídica de diversos Ministros de Estado, quando tive oportunidade de conhecer profundamente  a situação do interior do Brasil, a trabalho, tendo estado em quase todo . Mais tarde, por concurso público de provas e títulos, passei a Promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e, depois, a Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, cargo vitalício, no qual me aposentei do serviço público, passando, exclusivamente, a atividades no setor privado, como Advogada Consultiva em Direito Civil, Presidente do Instituto de Estudos Jurídico-Sociais Aplicados (do qual fui uma das fundadoras), Palestrante e Escritora. Mais recentemente, além dessas atividades, fundei uma Editora, a Editora Maet, destinada a obras de vanguarda, tanto em livros tradicionais quanto e-books — este ano ainda e em 2014 pretendo traduzir e digitalizar para download obras clássicas importantes da literatura universal, bem como outras atividades como projeto de expansão editorial via “Internet”. E lançar mais um livro, ingressando na literatura de ficção científica.

                Meu trabalho é dentro e fora da Internet. No mundo digital, mantenho dois sites (www.iejusa.com.br e o www.editoramaet.com.br), sendo o primeiro cultural e multidisciplinar e, o segundo, sobre matéria editorial, além de artigos jurídicos publicados em vários sites. Participo também de redes sociais.

                                      Outras informações sobre Lia Pantoja Milhomens:

Livros publicados: “Legislação Básica – Ministério do Interior”(1969)
                              “Delinquência Juvenil – Infraestrutura da Criminalidade Adulta” (2011)
                              “Teoria da Restituição – O Direito do Futuro” (2012)
Conferência Rio + 20 – Coordenadora Geral e Palestrante, em evento oficial: Seminário Piloto sobre  a necessidade do estudo das causas  da agressividade  humana e sua        contenção em prol do desenvolvimento sustentável em nosso Planeta, com  ênfase na preparação do jovem para as responsabilidades  futuras de condução dos Estados.

(Youtube)
Juíza Lia Pantoja Milhomens

(Facebook)
Juíza Lia Pantoja

Ordem dos Advogados do Brasil – Rio de Janeiro: Advogada Lia Pantoja Milhomens

Associações:  Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB
                     Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro – AMAERJ
                     Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – AMPERJ

Websites:   www.iejusa.com.br
                  www.editoramaet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário